Com tanta
informação circulando nos meios de comunicação, a identidade visual
ecorporativa faz toda a diferença para a empresa, ela faz com que você se
destaque em meio a tanta concorrência e agregue profissionalismo ao seu
negócio.
A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.
A Identidade Corporativa ou Identidade Empresarial (em inglês, Corporate Identity) pode ser definida como o conjunto de atributos que torna uma empresa especial, única. Esses atributos são classificados de essenciais e acidentais. Os primeiros são os atributos que se referem ao propósito da empresa, a missão e aos valores; os atributos acidentais contribuem para a descrição da empresa, mas não definem a sua essência.
Identidade visual é marca, é valor, personalidade, gera novos negócios para empresa.
Toda
empresa séria e que se preocupa com sua imagem deve ter uma identidade, que vai
muito além do logotipo. A identidade visual engloba todo o visual e os
conceitos por trás da metodologia de seu trabalho e é seu bem de maior
importância pois, a marca, é o que a representa perante o mundo e seus
clientes.
Devido à sua importância, a
identidade visual deve ser bem estudada e trabalhada. Seu desenvolvimento
requer um estudo completo de aplicações e formatos ideais para sua
apresentação. Inclui, além do logotipo, materiais básicos de papelaria como
cartão de visita, envelope, papel timbrado, website etc. Segundo o professor
universitário e executivo de marketing/design, Ricardo Di Santo:
Você já imaginou o que seria de alguém que não tivesse nome, um rosto, ou até uma assinatura? Esta é uma forma simples de compreender a importância da identidade visual no seu negócio. As marcas são lembradas pelos produtos, serviços e experiências que proporcionam aos seus consumidores e clientes, contudo, de nada vale esforços e investimentos se estas não forem lembradas e identificadas. Mas será que basta ser lembrada? Naturalmente, sabemos que também não basta ser lembrada, precisa ser lembrada e identificada como um conjunto de valores que traz algum benefício para a vida das pessoas. Possuir uma boa Identidade Visual é fundamental para uma marca que procura se apresentar ao mercado de forma sólida e profissional. Um bom projeto de identidade visual visa estabelecer personalidade para uma marca além das suas mais variadas formas de aplicações como sites, documentos, materiais impressos e digitais de comunicação além de outras possibilidades, a partir das necessidades que são variáveis e particulares de cada negócio.
Por
mais que não percebamos, nosso cérebro armazena muita coisa que não temos
ideia, por isso a importância de ter uma identidade visual e corporativa marcante,
ela faz com que o cliente lembre da sua marca por um símbolo, elemento ou até
mesmo conjunto de cores. A identidade visual é toda linguagem comportamental
que a empresa adota como padrão para o seu relacionamento. É na leitura visual
que os consumidores reconhecem qual o universo, o ambiente, a forma, o jeito de
ser daquela marca, nos permite conceituar a empresa em seu caráter seja ela uma
empresa de vanguarda seja uma empresa tradicional. Permite-nos distinguir se é
uma empresa moderna ou se tem elementos saudosistas; se é de tendência ou se é
apenas uma revendedora de estilos.
Posicionamento de marca
A
identidade visual declara diretamente com quem a empresa quer conversar. Se for
uma empresa que busca trabalhar com produtos para uma classe mais elitizada,
cores pasteis, fontes simples com toque de sofisticação, elementos neutros e
precisos darão à comunicação empresa-cliente o toque que enche os olhos desse
público. Para cada universo
ou produto/serviço, uma linguagem. Para cada público, um comportamento.
O importante é conhecer bem o público com quem você quer se comunicar. Observar
os elementos básicos desse universo de pessoas é o segredo do reconhecimento
direto público – empresa.
Uma
boa comunicação visual é avaliada no primeiro olhar. O futuro cliente bateu o
olho e já entendeu o comportamento da empresa. Podemos dizer que essa
comunicação é excelente. É papel da comunicação visual trazer o esclarecimento
do status e o valor agregado. Elementos difusos tem um valor; elementos
sofisticados tem outro. Contudo, a escolha desses elementos está no
direcionamento do público.
Identidade Visual foi matéria no programa Estação Sebrae
Portanto,
Seja
qual for o tamanho da sua empresa, saiba que definir bem o seu público e
construir uma comunicação que fale diretamente com ele é indispensável ao
sucesso do negócio. Soluções criadas e público bem informado acerca do produto.
Esta é a missão da comunicação para trabalhar bem a sua marca e para ambientar
a empresa no mercado.
Com Informação do Site: Oibê comunicação Digital
Com Informação do Site: Oibê comunicação Digital
0 comentários:
Obigado por comentar.